Governo discute agenda propositiva para a área ambiental com setores produtivos
Questões ligadas ao setor agrícola, gestão de recursos hídricos, licenciamento ambiental e fiscalização e autuações do Governo. Esses foram alguns dos temas discutidos durante uma reunião entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), a Federação de Bens de Consumo, Comércio e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), que aconteceu nesta segunda-feira (25), na sede da Fecomércio.
O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, destacou que pretende construir uma agenda positiva com os segmentos, tendo a sustentabilidade como eixo central. “Não podemos trabalhar de forma isolada, temos que compatibilizar o meio ambiente com o desenvolvimento econômico. Nosso intuito é manter o diálogo constante e qualificar essa discussão para que possamos obter resultados favoráveis para todos os envolvidos”, enfatizou.
“O diálogo quanto mais aprimorado entre a indústria, o comércio, a agricultura e a área ambiental, melhor serão os resultados. De fato, hoje a questão ambiental percorre todo o processo produtivo, e algumas dessas questões podem ser empecilhos para a produção. Fiscalização, negociações, discussão conjunta, pauta positiva, isso tudo é vital para que os processos continuem andando e, sobretudo, a indústria prospere com os seus associados e sindicatos”, disse Jorge Cajazeira, da FIEB.
A diretora geral do Inema, Márcia Telles, ressaltou que o órgão sempre esteve à disposição da sociedade, pensando em um desenvolvimento sustentável para o nosso estado. "Entendemos que reuniões como essas, devem acontecer sempre, para que assim, possamos trabalhar juntos e com o mesmo objetivo em prol do crescimento e da sustentabilidade", enfatizou.
“Essa reunião mostrou a união das três federações. A pauta comum foi bem mais ampla do que a pauta individual de cada federação. O intuito foi das empresas estarem mais próximas do poder público para alinhar as ações, melhorar o ambiente de negócios no estado, respeitando a legislação”, pontuou Ruy Argeu, da Fecomércio.
Para Guilherme de Castro, da FAEB, esse encontro foi uma oportunidade de afinar o discurso e a pauta ambiental. “Essa interlocução junto e a Sema e ao Inema já existia, mas a presença e o perfil do secretário reforçam que estamos alinhados com os nossos objetivos e eu tenho certeza que vamos estabelecer uma relação muito efetiva para o desenvolvimento da Bahia, dentro de uma agenda propositiva ambiental”, completou.